A Liberdade é Tudo e o Amor é Todo o Resto

A Liberdade é Tudo e o Amor é Todo o Resto.
Esta é uma afirmação inspiradora de Richard Bandler, um dos fundadores do campo de exploração da excelência humana que se tornou conhecido como Programação Neuro Linguística. Ela contem em si todo um programa de acção e uma escala de valores de topo: Liberdade e Amor.
Muitas vezes a PNL é resumida como uma sofisticada tecnologia da comunicação interna/externa.
Eu gosto ainda mais de outra síntese: a PNL como uma arte prática da Libertação do corpo/mente/espírito, no sentido da Excelência.
E estas duas visões correspondem aos dois fortes eixos que orientam o ser humano na sua jornada evolutiva.

  1. Comunicar coerentemente consigo mesmo e com os outros, ultrapassando as limitações dos filtros inconscientes que se constroem à volta da Omissão, Generalização e Distorção.
  2. Liberdade de constrangimentos interiores, confusões mentais paralisantes e toda a espécie de impedimentos no acesso à enorme fonte de recursos com que fomos dotados por direito pessoal, universal e divino (para quem esta noção faça sentido).

Uma orientação básica no uso da PNL, seja em ambiente organizacional ou pessoal (cocahing), é a de ajudar as pessoas a assumirem o lugar da Causa (por oposto ao lugar do Efeito).
Isto passa necessariamente por reclamar o seu Poder pessoal e assumir a Responsabilidade na orientação da sua vida.

A tríade Liberdade, Poder e Amor (no sentido de força aglutinante e suporte de conexão) criará uma dinâmica virtuosa em todas as entidades que a adoptem. Naturalmente em cada um de nós mas também em Organizações flexíveis capazes de responder aos grandes desafios dos tempos modernos.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
Share on skype
Share on pinterest

2019 © Todos os direitos reservados por Voar a Cores.

Design by DWSI