Uma mente fechada receia o novo, detesta o desafio e entra em conflito com quem pensa diferente.
Se tivermos uma mente fechada, é provável que tenhamos desistido de aprender, que a curiosidade se tenha anulado perante o medo e que desejemos impor aos outros o nosso modo de ver a realidade.
Uma mente aberta caracteriza-se pela flexibilidade e curiosidade. A mente aberta sabe suspender os julgamentos e foca a atenção na informação disponível.
Lema: A mente não gosta de se atirar em queda livre mas tem uma semelhança com um para-quedas. Funciona melhor se quando abre!
O que nos leva a fechar a mente? Confiança desmedida no que se julga conhecer sobre um dado contexto. Receio de perder algo com a abertura.
Curiosamente, estes dois motivos equivalem-se na fragilidade do ego que está subjacente.
Na PNL falamos do Modelo do Mundo para designar o conjunto de mapas mentais com que acumulamos conhecimento, significados, decisões, crenças e julgamentos. Paradoxalmente, estes mapas funcionam também como filtros pelos quais percepcionamos o que julgamos ser a realidade.
Um modelo do mundo flexível, aberto e actualizado é o que nos permite dispor de mais opções comportamentais e disponibilidade para estabelecer relações de confiança e aprendizagem. O crescimento é o corolário desta atitude.
#coachpnl #masterpnl www.coachpnl.pt