Mente Fechada ou Aberta?

Uma mente fechada receia o novo, detesta o desafio e entra em conflito com quem pensa diferente.

Se tivermos uma mente fechada, é provável que tenhamos desistido de aprender, que a curiosidade se tenha anulado perante o medo e que desejemos impor aos outros o nosso modo de ver a realidade.

Uma mente aberta caracteriza-se pela flexibilidade e curiosidade. A mente aberta sabe suspender os julgamentos e foca a atenção na informação disponível.

Lema: A mente não gosta de se atirar em queda livre mas tem uma semelhança com um para-quedas. Funciona melhor se quando abre!

O que nos leva a fechar a mente? Confiança desmedida no que se julga conhecer sobre um dado contexto. Receio de perder algo com a abertura.

Curiosamente, estes dois motivos equivalem-se na fragilidade do ego que está subjacente.

Na PNL falamos do Modelo do Mundo para designar o conjunto de mapas mentais com que acumulamos conhecimento, significados, decisões, crenças e julgamentos. Paradoxalmente, estes mapas funcionam também como filtros pelos quais percepcionamos o que julgamos ser a realidade.

Um modelo do mundo flexível, aberto e actualizado é o que nos permite dispor de mais opções comportamentais e disponibilidade para estabelecer relações de confiança e aprendizagem. O crescimento é o corolário desta atitude.

#coachpnl #masterpnl www.coachpnl.pt

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
Share on skype
Share on pinterest

2019 © Todos os direitos reservados por Voar a Cores.

Design by DWSI