Blog

As 3 possibilidades da Consciência

A Consciência Normal ou comum integra-se em sistemas e modelos pré-estabelecidos, seja ao nível de relacionamentos, de auto-imagem, de projectos de vida, seja ao nível da produção de conhecimento.

Quando surge um desajuste, ou mesmo uma ruptura, e se manifestam alterações das estruturas habituais do psiquismo, podemos dizer que a Consciência está em sofrimento - é a Consciência Patológica. A consciência desequilibra-se numa vasta gama de diferentes doenças e perturbações.

Contudo, a consciência humana, que já atravessou uma longa caminhada civilizacional, que se tem vindo a manifestar por sucessivas revelações, está num constante processo de des-velamento e conquista de estruturas mais profundas e fundamentais para a Existência. Tanto como Humanidade, como em cada um de nós, como indivíduo, o questionamento autónomo e a busca, impulsionam o ser humano.

A Consciência em Equilíbrio representa um estado de Integração das estruturas psíquicas e biológicas da existência e, por isso, opõe-se ao estado de doença. São vários os nomes atribuídos a este estado de consciência conforme as diferentes culturas e religiões que o nomeiam. É esta Consciência, que lança um novo olhar sobre as coisas e em que prevalece a harmonia entre as suas estruturas, que a Sofrologia* tem como finalidade.

Quando identificamos alterações patológicas no nosso modo de viver, em comparação com o estado Normal ou Comum pelo qual a consciência se pode manifestar, sentimos dor, sofrimento. A aproximação de um estado perturbado de consciência pode motivar-nos e ser uma oportunidade de activar o nosso desejo em buscar equilíbrio e auto-recuperação. Contudo, o estado de consciência Normal é também um patamar instável.

No nosso quotidiano podem alternar os momentos em que predominam valores positivos, com outros em que nos fixamos em valores negativos, e há uma inquietação de fundo – podemos sentir que há algo em nós que se pode manifestar e que desconhecemos, podemos sentir algum vazio por não estarmos a ouvir-nos devidamente a nós próprios, por exemplo.

Outras vezes, é a normalidade que constatamos reflectida no nosso ambiente, nos nossos modelos relacionais, sociais ou políticos, que nos alertam para a necessidade de nós próprios irmos um pouco mais além do estado comum de consciência do nosso grupo, do nosso tempo, do nosso local.

Bem sabemos que a vida é mudança, e mudança contínua. A consciência flui nos seus conteúdos, nos seus focos e nos seus estados qualitativos e quantitativos. Contudo, ansiamos por mudanças que sejam progressivas, construtivas, abrangentes, em suma, re-equilibrantes, …

Essa é a caminhada da consciência em busca e em conquista integradora dos seus valores.

*Sofrologia  - termo utilizado por Alfonso Caycedo para designar o estudo da Consciência e dos valores da existência segundo métodos próprios e com aplicações práticas nos ramos  Clínico e Social, sendo que este se manifesta como Prevenção e como Educação da Personalidade para a conquista dos valores.

logo pqueno branco

Newsletter