Luz e Sombra – Arquétipos na Jornada do Herói

“Quem olha para fora, sonha. Quem olha para dentro, desperta.” – Carl Jung

Neste workshop vamos cruzar alguns conceitos fundamentais de Carl Jung, como os Arquétipos e seus lados mais sombrios ou mais iluminados, com a Jornada do Herói de Joseph Campbell.

Detalhes do evento

Quer inscrever-se ou saber mais sobre o evento a realizar-se em 09/12/2020?

Deixe-nos a sua informação e dúvidas.
Enviaremos rapidamente as informações pedidas.

Porquê

Será que temos consciência das forças que influenciam as nossas vidas?

E se essas forças estiverem bem dentro de cada um de nós e organizadas de tal maneira que descobri-las e interpretá-las é um trabalho quase arqueológico? Nem tudo pode ser mudado mas dificilmente algo mudará sem que seja encarado.

Encarar as problemáticas da psique é necessário mas ainda não é suficiente. Há que ter um bom mapa que dê sentido ao processo de descoberta pessoal ou de ajuda aos outros.

O objetivo deste workshop é partilhar esse mapa, o qual cruza alguns conceitos fundamentais de Carl Jung como os Arquétipos com a Jornada do Herói de Joseph Campbell.

“O privilégio da vivência é aproximarmo-nos de quem somos.” – Carl Jung

Como

Ao longo de 4 sessões online e através de vários exercícios práticos, os formandos vão ter a oportunidade de integrar experiencialmente os vários conceitos que se apresentam de seguida:

  • A omnipresença dos arquétipos. O que são? De que forma estas estruturas mentais, primitivas e universais estão sempre a influenciar o comportamento humano?

  • Os 12 arquétipos. Como se caracteriza cada um destes arquétipos no quotidiano de todos nós?

  • As variantes luz e sombra dos arquétipos. Até que ponto os arquétipos promovem ou bloqueiam o desenvolvimento pessoal? 

  • A sombra do arquétipo como factor chave da mudança. Como identificar nosso lado sombra e lidar com ele?

  • A Jornada do Herói. E se a nossa vida for encarada como uma narrativa cheia de peripécias, obstáculos, recuos, avanços, amigos e inimigos a decorrer em tempo real com final por definir, em que o actor principal é cada um de nós? E se essa narrativa puder ser “resignificada” de modo que seja possível aproximarmo-nos cada vez mais de nós próprios?

  • As 6 fases da Jornada do Herói. Quais são e como identificá-las nos nossos ciclos de vida?

  • Arquétipos e Jornada do Herói. Como se integram estas duas estruturas mentais? Qual é a importância dos arquétipos de acordo com as várias fases da vida? Como assumir o cargo de Realizador da nossa Vida?

Esta formação foi criada por por Carlos Baltazar e Margarida Macedo e será orientada pelos mesmos em ambiente online.

Os participantes receberão cópias das apresentações, bem como o manual do curso, exercícios de integração e acesso às gravações do curso.

Alguma dúvida que exista sobre o programa deste workshop, não hesite e entre por favor em contacto connosco. Poderá inclusive falar diretamente com os formadores.

Para quem

Para quem queira saber mais sobre a natureza humana, nas suas pulsões mais profundas. Para quem queira encarar e desenvolver as energias inconscientes que modelam a sua vida.

Para se conhecer melhor a si e aos outros.

Para interessados na psicologia Jungiana. Para Coaches e Psicólogos que querem acrescentar uma poderosa metodologia de compreensão e intervenção com os seus clientes.

2019 © Todos os direitos reservados por Voar a Cores.

Design by DWSI